Olá!
Convidamo-vos a estar presentes no Sábado Pedagógico no dia 20 de Março, no ISPA, às 10h.
Apareçam! São todos muito bem-vindos!
(não precisam de se inscrever previamente)
Um abraço
da Comissão do Núcleo Regional de Lisboa
Sábado dia 20 de Março
Ensino Pré-escolar
Organização e regulação das aprendizagens de um grupo de crianças do Jardim de Infância
Celma Branco e Ana Sofia Moreira
Propomos partilhar convosco o percurso que fizemos sobre a construção de portfólios individuais e de grupo. A partir do trabalho desenvolvido pelas crianças e pelo grupo (3, 4 e 5 anos) ao longo do ano, cada criança tem feito uma recolha das produções e dos registos dos progressos individuais e colectivos. Desta forma, a partir dos momentos colectivos de avaliação e de interacção, cada um tem organizado um dossier com esse material, que o ajuda a tomar consciência do seu percurso de aprendizagem. Paralelamente, construímos um portfolio que ilustra o grupo como comunidade de aprendizagem e produção.
Ensino 1º Ciclo
O processo de ensino/aprendizagem da escrita numa turma do 1º ano
Álvaro Teixeira
Tendo como princípio que o respeito pelo aluno como indivíduo é ponto de partida de todo o processo de ensino-aprendizagem, irei falar do trabalho que venho realizando com a minha turma do 1º ano para a aprendizagem da escrita e da leitura.
Proponho-me descrever alguns momentos semanais fixos e salientar os aspectos que me parecem fulcrais para promover o desenvolvimento da consciência fonológica e metalinguística de cada um. Tenho sempre em consideração que todo o trabalho de apropriação da escrita/leitura passa pela produção, onde cada um mobiliza os seus saberes quotidianos e a sua
experiência de vida para, mediada pelas interacções na turma, construir a compreensão da escrita e da leitura.
Ensino por disciplinas
O contexto organizativo do trabalho autónomo e o desenvolvimento da produção escrita em Inglês
Júlio Pires
Relato do trabalho desenvolvido com duas turmas do 6º ano nas aulas de Inglês, de Estudo Acompanhado e na Sala de Línguas. Tópicos: caracterização das turmas; obstáculos e dificuldades sentidas; a mudança organizativa no início do 2º Período; a produção de ficheiros autocorrectivos; os instrumentos de organização, planeamento e regulação do trabalho e as aprendizagens; evolução do Plano Individual de Trabalho; a produção escrita dos alunos; o projecto de correspondência com alunos de outra escola; as rotinas e as interacções na sala de aula; articulação entre a leitura e a escrita; o que fazer com as produções dos alunos; perspectivas de continuidade.
Mais informações consulte o programa [+]